Sugestões Práticas para Harmonizar Risotos e Vinhos
Sugestões Práticas para Harmonizar Risotos e Vinhos
Os risotos são pratos deliciosos, simples e elegantes, já conquistaram um lugar especial na gastronomia brasileira. A sommelière da Wine, Marina Bufarah de Souza, explica como fazer a combinação perfeita entre risotos e vinhos.
A harmonização entre risotos e vinhos é uma arte que eleva os sabores e enriquece a experiência culinária. Com o vinho sendo usado tanto na preparação do risoto quanto como acompanhamento, esta é uma combinação clássica e refinada para um jantar especial. Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, oferece dicas sobre como escolher o vinho ideal para o seu risoto, tanto durante o preparo da receita quanto para acompanhar um almoço ou jantar especial.
“A cremosidade e a complexidade dos risotos, sejam de cogumelos, frutos do mar ou queijo, pedem vinhos que complementem essas características”, diz a especialista. “O vinho ajuda a equilibrar a acidez do risoto, que tem uma textura densa, e adiciona aroma. Além disso, o álcool desempenha um papel importante no preparo: abre os poros dos grãos de arroz, liberando mais amido e deixando o risoto ainda mais cremoso.”
Risoto de Brie com Abobrinha
Para um risoto clássico como o de brie com abobrinha, um vinho branco seco com acidez destacada é uma excelente escolha para ressaltar os sabores do prato. Um exemplo é o chileno U by Undurraga Valle Central Sauvignon Blanc 2021. Seus aromas e sabores cítricos e herbáceos complementam as nuances do risoto, trazendo leveza e frescor. Este vinho, originário dos vinhedos do Vale Central do Chile, é envelhecido em tanques de aço inox para manter o frescor e as características naturais da uva.
U by Undurraga Valle Central Sauvignon Blanc 2021
Risoto de Frutos do Mar
Embora as receitas tradicionais de risoto geralmente utilizem vinho branco, outros estilos com boa acidez, aromas e sabores também podem ser usados, desde que combinem com os ingredientes. O Dark Horse Rosé 2019, um rosé seco norte-americano, é uma escolha versátil e refrescante para risoto de frutos do mar, inspirado na culinária mediterrânea. Este rosé, criado pela enóloga Beth Liston, combina os aromas frutados intensos com a elegância dos rosés franceses.
Dark Horse Rosé 2019
Risoto de Cogumelos
Os vinhos de Pinot Noir harmonizam perfeitamente com cogumelos, tornando esta combinação uma aposta certeira para um saboroso risoto. Para um risoto de funghi e shitake com arroz arbóreo e queijo, a recomendação é o Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021. Este Pinot Noir de clima frio, proveniente do Valle de Leyda, Chile, é feito a partir de cachos colhidos no ponto de maturação ideal, conferindo complexidade e suculência ao vinho. A acidez, leveza e notas terrosas do Pinot Noir complementam os sabores dos cogumelos, destacando suas nuances.
Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2021
Publicar comentário