A Settimana della Pizza utiliza ingredientes típicos das 20 regiões italianas para ampliar os sabores de um ícone da culinária italiana e da mesa paulistana

margherita---maremonti-campo-belo

A Settimana della Pizza utiliza ingredientes típicos das 20 regiões italianas para ampliar os sabores de um ícone da culinária italiana e da mesa paulistana

A Settimana della Pizza utiliza ingredientes típicos das 20 regiões italianas para ampliar os sabores de um ícone da culinária italiana e da mesa paulistana

Entre os dias 8 e 14 de julho, São Paulo sediará a Settimana della Pizza, que celebra o Dia da Pizza (10 de julho) com uma semana de receitas exclusivas deste famoso prato italiano, muito apreciado pelos paulistanos. O evento é uma expansão da Giornata della Pizza, realizada pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) de 2021 a 2023. Neste ano, a organização é do Consulado Geral da Itália em São Paulo e serve como uma prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, programada para o final de outubro. Também participam da organização a própria ITALCAM, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, com apoio da ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo).

Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de coberturas, representando as 20 regiões da Itália, estarão disponíveis em 18 pizzarias de São Paulo e em duas fora da capital (Indaiatuba e Sorocaba). A pizzaria Castelões, a mais antiga do Brasil, representará o estilo paulistano de pizza no ano de seu centenário. Todas as pizzas do evento serão feitas com farinha e tomates pelados 100% italianos.

Diavola – Divulgação

Para participar, basta visitar uma das pizzarias ou restaurantes entre 8 e 14 de julho (é recomendável fazer reserva). Além das pizzas regionais italianas e a paulistana, cada local oferecerá a pizza margherita, a mais famosa cobertura italiana, com manjericão, mozzarella de búfala ou fiordilatte, e molho de tomate pelado italiano.

Entre as coberturas “regionale” estão a pizza da Toscana (Temperani Cucina), com fiordilatte, funghi, cavolo nero, ricotta e tartufo; a da Emilia-Romagna (Bráz Pizzaria), com mortadella Bologna, pistacchio, fiordilatte, stracciatella, basilico e scorza di limone; e a da Calabria (Rural Pizzeria Napoletana), com n’duja, peperone giallo affumicato, pecorino e parmigiano. A lista completa das 21 receitas e seus endereços está disponível no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).

Nos dias 13 e 14, o evento “Pizza é Cultura” acontecerá no Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, com stands de várias pizzarias participantes e atividades culturais. O evento ocorrerá das 11h às 18h na Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis.

Foglia – Divulgação

Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento, destaca que a pizza, originária de Nápoles, ganhou diferentes versões ao redor do mundo e é capaz de acomodar sabores de todas as regiões da Itália e do Brasil. Para ele, a pizza reforça os laços culturais e afetivos entre italianos e brasileiros. Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, ressalta a importância da pizza como símbolo da culinária italiana, especialmente no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil.

A PIZZA NA ITÁLIA

A pizza, um dos pratos mais emblemáticos da Itália, surgiu em Nápoles no século 18. Atualmente, os italianos consomem cerca de 8 milhões de pizzas por dia. A diversidade regional é evidente nas várias coberturas e estilos, como a pizza bianca, frita, portafoglio, farcita, al taglio e pinsa, sendo esta última típica de Roma.

Napoli Centrale – Divulgação

A FORÇA DA PIZZA NO BRASIL

No Brasil, a história da pizza começou com a chegada dos imigrantes italianos no final do século 19. Em São Paulo, capital nacional da pizza, consome-se mais de 1 milhão de pizzas por dia. A pizza é um símbolo de convivência e celebração, adaptada aos sabores locais, mas sempre mantendo a tradição italiana.

SOBRE A SETTIMANA DELLA CUCINA REGIONALE ITALIANA

Em 2024, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana será especial devido aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O Consulado Geral da Itália está promovendo eventos de enogastronomia para comemorar, incluindo a Settimana della Pizza, com a participação de 20 restaurantes. Desde sua criação em 2012, a Settimana della Cucina Regionale Italiana cresceu e se tornou um evento anual significativo, com o apoio de diversas instituições italianas em São Paulo.

SERVIÇO

4ª SETTIMANA DELLA PIZZA – 08 a 14 de julho

Para mais informações sobre o evento consulte www.settimanadellapizza.com 

NOTÍCIAS SOBRE A SETTIMANA DELLA PIZZA NAS REDES SOCIAIS

@settimanacucinaitaliana

@settimanacucinaregionaleitaliana

REDES SOCIAIS DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO

@italyinsampa

@consolatosanpaolo @ItalyinSaoPaulo

LISTA DAS REGIÕES E DAS SUAS RESPECTIVAS PIZZARIAS

ABRUZZO: Qui o Qua

 BASILICATA: Foglia Forneria

CALABRIA: Rural Pizzeria Napoletana

CAMPANIA: Soffio Pizzeria

EMILIA-ROMAGNA: Bráz Pizzaria

FRIULI-VENEZIA GIULIA: Veridiana Pizzaria

LAZIO: A Pizza da Mooca

LIGURIA: Napoli Centrale

LOMBARDIA: Maremonti (unidade Campo Belo)

MARCHE: Sabella Antica Rosticceria

MOLISE: Farmo Forneria Boutique

PIEMONTE: .it Pizza

PUGLIA: GattoFiga Pizza Bar

SARDEGNA: Ombra

SICILIA: Galpão da Pizza

TOSCANA: Temperani Cucina

TRENTINO-ALTO ADIGE: La Braciera

UMBRIA: Diavola Pizzeria Italiana

VALLE D’AOSTA: Villa Napoli

VENETO: Brace di Napoli

Representando o estilo paulistano de pizza: Castelões

Publicar comentário